Obstetras são proibidos de fazer manobra de Kristeller?
- Dr. Rafael Alvarenga

- 21 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

A manobra de Kristeller, chamada por alguns que são contrários à ela de Violência Obstétrica, ainda é utilizada por muitos ginecologistas e obstetras, apesar de causar vários problemas judiciais. Caso a manobra seja feita de forma inadequada pode ocasionar em vários prejuízos para a saúde da mãe e do bebê, como fratura nas costelas e ruptura de órgãos na mãe e riscos encefálicos ao bebê.
O procedimento foi contraindicado pela Organização Mundial da Saúde (em 2018) e pelo Ministério da Saúde (em 2017). No Rio de Janeiro, inclusive, existe uma determinação ética pelo Conselho de Enfermagem que permite que o enfermeiro se abstenha do procedimento. Apesar disso, manuais acadêmicos indicam a manobra para casos excepcionais, devendo ser realizada por profissional treinado.
Sendo assim, a manobra só pode ser considerada erro médico ao ser comprovado que o médico agiu de maneira grosseira (utilizando o cotovelo, joelho, sentando na paciente e etc) e que os danos causados à mãe e ao bebê estão ligados ao procedimento.
Fonte: https://www.sasouzaadvocacia.com/post/obstetras-s%C3%A3o-proibidos-de-fazer-manobra-de-kristeller








Comentários