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Filosofia Transcendental Persa – Mulla Sadra

Introdução ao Pensador

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Mullā Ṣadrā (1571–1640), filósofo persa do Irã, é conhecido por desenvolver a Filosofia Transcendental (al-hikmah al-muta‘āliyah). Sua obra principal, Al‑Hikmah al‑Muta‘āliyah fi’l‑Asfar al‑‘Aqliyyah al‑Arba‘ah (“A Filosofia Transcendente das Quatro Jornadas do Intelecto”), escrita em quatro volumes, marcou uma profunda revolução no pensamento islâmico.

Conforme estimado, a obra foi publicada originalmente em 1865 em Teerã, com comentários posteriores, mas sua primeira redação data do início do século XVIIyoutube.com+15en.wikipedia.org+15muslimphilosophy.com+15.

Doutrina da Primazia do Ser

No cerne da sua filosofia está a doutrina da primazia do ser (asalat al‑wujūd), em oposição à primazia da essência (mahīyah). Em sua obra, Sadra afirma que:

“A existência é a única realidade; as essências são apenas aspectos mentais”researchgate.net


Assim, ele estabelece que o ser precede a essência, invertendo a tradição aristotélica e aviceniana. Essa mudança inaugura uma nova perspectiva ontológica: o ser é fundamental, dinâmico e gradualmente revelado.

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Mobilidade Substancial e Evolução do Ser

Uma das ideias mais originais de Mulla Sadra é a mobilidade substancial (al‑harakah al‑jawhāniyyah), segundo a qual todo ser se encontra em constante transformação em direção a um estado mais perfeito de existência.

Como frisado em estudos acadêmicos, sua obra promove:

“O primado do ser” e uma “doutrina do movimento substancial, demonstrando que a realidade está em contínua atualização”plato.stanford.edu+15ia803200.us.archive.org+15researchgate.net+15

Essa noção torna a existência humana um processo evolutivo, no qual a alma gradualmente se faz em direção ao Real.


Subjetividade e Conhecimento Intuitivo

Além disso, em seu tratado principal Asfar al-Arba’a, Sadra apresenta discussões sobre:

  • A subjetividade da existência

  • A interdependência entre o intelecto e o inteligível

  • A ascensão do conhecimento intuitivo (al-idrāk al‑qalbī)

Como recordado em estudos dedicados, ele considera que a experiência mística levou-o da noção de essência à primazia do ser, guiado por:

“Inspiração espiritual”researchgate.net+3iranianstudies.org+3doaj.org+3


A Alma como Viajante

Sua vívida imagem da alma como viajante — que “torna-se” aquilo que busca ser — marca profundamente sua abordagem metafísica.

Aperfeiçoamento do Ser, portanto, é lei do universo.


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