Como prorrogar o período de carência para pagamento do FIES quando residente médico
- Dr. Rafael Alvarenga
- Dec 7, 2021
- 1 min read
Em 20

0, foi incluído o §3º no artigo 6º-B na Lei nº 10.260/2001, lei que implementa o FIES. Neste parágrafo, é dito que o estudante graduado em Medicina que optar por participar do programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, em especialidades definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde, terá o período de carência estendido por todo o período de residência médica. Isto significa que o estudante só pagará pelo FIES após concluir a residência.
A lista de especialidades que podem aderir à prorrogação foi definida em 2013, com base na demografia médica de 2012. Por isso, caso o residente esteja cursando uma especialidade que não esteja prevista na Portaria, poderá ingressar judicialmente para solicitar a prorrogação.
Para fazer a solicitação, o estudante só precisa enviar um e-mail para o FIES MED e aguardar o retorno indicando a documentação necessária para seguir com o processo.
Em caso de negativa administrativa, por já estar em período de amortização, por exemplo, o estudante pode buscar seus direitos por via judicial, mas estando atento a vários fatores que podem influenciar na decisão.
Comments