top of page
  • Branca Ícone Instagram

Tem como usar Antidepressivo e não ganhar peso?

Updated: Jul 9, 2024

Novas evidências mostram que usuários de bupropiona têm 15-20% menos probabilidade de ganhar peso do que usuários de sertralina, o antidepressivo mais comum. As descobertas foram publicadas no Annals of Internal Medicine.


O ganho de peso é um efeito colateral comum dos antidepressivos, afetando a saúde metabólica e levando alguns pacientes a interromperem o tratamento. Este estudo, liderado pelo Harvard Pilgrim Health Care Institute, revela quais antidepressivos estão associados ao maior ou menor ganho de peso.


Os pesquisadores analisaram dados de 183.118 adultos, novos usuários de antidepressivos, comparando o peso em 6, 12 e 24 meses após o início de oito antidepressivos comuns: sertralina, citalopram, escitalopram, fluoxetina, paroxetina, bupropiona, duloxetina e venlafaxina. Usuários de bupropiona ganharam menos peso que os de outros antidepressivos.


Os resultados também mostraram que muitos pacientes usavam medicamentos que causavam maior ganho de peso do que alternativas disponíveis na mesma classe. Por exemplo, escitalopram e paroxetina, ambos ISRS, foram associados a um risco maior de ganho de peso do que sertralina.


"O ganho de peso é um efeito colateral importante que pode levar os pacientes a interromperem sua medicação", disse Jason Block, coautor do estudo. "Nosso estudo descobriu que alguns antidepressivos, como a bupropiona, estão associados a menos ganho de peso. Pacientes e clínicos podem usar essas informações para escolher o medicamento que melhor se adapta às suas necessidades."

Kommentare


logo-rafael-alvarenga-negativo.png

Dr. Rafael Alvarenga atende em:

Clínica Attis - BL B - SEPS EQ 709/909, sala 26, Asa Sul, Brasília - DF, 70390-095 - Brasil

CRP-DF 01/14221   |    CRM-DF 25724

attis_clinica_logoweb-300x126.png
bottom of page