Ostomia: já passou da hora de dar visibilidade a uma deficiência invisível
- Dr. Rafael Alvarenga
- Dec 7, 2021
- 1 min read

A ostomia é um procedimento médico que realiza a abertura de um órgão interno na superfície do corpo, podendo ser permanente ou temporário. Existem as ostomias respiratórias, de alimentação e de eliminação.
Na ostomia de eliminação de fezes, os pacientes acabam enfrentando, além das dificuldades médicas e de adaptação, as dificuldades sociais, principalmente por esse ser um assunto considerado constrangedor. Muitos pacientes acabam interrompendo tarefas que faziam antes da cirurgia por se sentirem diminuídos após o procedimento.
Segundo dados de 2017, do Ministério da Saúde, no Brasil existem cerca de 400 mil ostomizados de todos os tipos. O Movimento Ostomizados do Brasil (MOBR) estima que pelo menos 150 mil destes possuem a ostomia de eliminação. Segundo pacientes, este último número pode ser maior por conta de falta de informação e acesso.
Além de encontrar uma bolsa e equipamentos de qualidade e que proporcionem conforto, é importante que os pacientes tenham orientações sobre estilo de vida, alimentação, exercícios físicos e dicas para que possam viver sem preocupações.
Atualmente, vários influenciadores ostomizados mostram em suas redes sociais seu dia a dia e como a vida pode ser vivida normalmente. A visibilidade é muito importante, não só para o paciente, que precisa de orientação e aceitação, como para a população, que precisa de maior conhecimento sobre o assunto. Ao usufruir de direitos de deficientes, como vagas de estacionamento, estes pacientes podem ser mal vistos pela falta de conhecimento da população sobre essa deficiência, que é uma deficiência invisível.
Você pode conhecer mais sobre a ostomia no Instagram das influenciadoras: @lorenaeltzz, @anapaulabatistaoficial, @tatianelacerdaa, @ostomiasemtabuoficial, @descrohnplicando, @thaibnascimento
Comments