Novo tecido desenvolvido resfria o corpo humano em cerca de 5°C
- Dr. Rafael Alvarenga

- 1 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Contra o calor tão forte, que vem aumentando cada vez mais, um novo material desenvolvido por cientistas chineses tem potencial para ajudar o corpo humano a se manter mais frio, graças a um tecido que reflete a luz e o calor em um grau notável.

Esse campo nascente da tecnologia se chama Personal Thermal Management – PTM (Gerenciamento Térmico Pessoal, em tradução aproximada) e, em um novo estudo, pesquisadores dizem que seu tecido poderá, um dia, ajudar os utilizadores a combater o estresse por calor.
O tecido possui respirabilidade e conforto necessário para uso, mas ainda não foi testado seu resfriamento em humanos em movimento e nem com o acréscimo de cores e tinturas, que podem afetar seu funcionamento.
Sob o pico de luz solar entre 11:00h e 15:00h, a temperatura do tecido foi de aproximadamente 5ºC a 10ºC mais baixa em relação ao algodão, spandex, chiffon, linho e simuladores de pele. Em outro teste, um voluntário ficou sob a luz direta do sol por uma hora enquanto vestia uma roupa especial feita com uma metade deste tecido e outra de tecido de algodão comercial. Uma câmera externa mediu uma diferença de 3.4ºC entre os dois lados da roupa, enquanto sensores térmicos por dentro da roupa mostraram uma diferença maior, com a parte do tecido criado sendo 4.8ºC mais fria que o algodão.








Comentários