Cabelo grisalho por estresse – é reversível!
- Dr. Rafael Alvarenga

- 11 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2021
Pesquisadores descobrem
Um novo estudo publicado em 22 de junho no eLife, de pesquisadores da Columbia University Vagelos College of Physicians and Surgeons, é o primeiro a oferecer evidências quantitativas que ligam o estresse psicológico ao surgimento de cabelo grisalho.

Mesmo parecendo intuitivo que o estresse pode acelerar o aparecimento do grisalho, os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que o cabelo pode voltar à sua cor natural após eliminação do estresse (ao contrário de estudos anteriores com ratos, que diziam que a mudança causada por estresse era permanente).
Martin Picard, o autor sênior do estudo e professor associado de medicina comportamental (em psiquiatria e neurologia) da universidade, diz que entender o mecanismo de como o cabelo pode voltar ao seu pigmento “jovem” pode dar pistas para entender a maleabilidade do envelhecimento humano e como este é afetado pelo estresse.
O nome do estudo, em inglês, é “Quantitative Mapping of Human Hair Greying and Reversal in Relation to Life Stress” (Mapeamento quantitativo de cabelo grisalho humano e reversão em relação ao estresse de vida - em tradução aproximada).








Comentários