Começam testes de bala de menta que clareia os dentes e reconstrói seu esmalte
- Dr. Rafael Alvarenga
- Aug 13, 2021
- 1 min read
Updated: Aug 14, 2021
Os dentes humanos consistem principalmente de polpa, dentina, cemento e esmalte. O esmalte é o mais forte e duro de todos esses componentes e consiste de cristais de hidroxiapatita, uma forma de fosfato de cálcio.

Pesquisadores da Universidade de Washington criaram uma pastilha que contém um peptídeo geneticamente modificado, ou cadeia de aminoácidos, junto com fósforo e íons de cálcio.
O peptídeo é derivado de amelogenina, a proteína chave na formação do esmalte do dente, a coroa do dente. É, também, chave para a formação do cemento, que constitui a raiz do dente.
Cada pastilha deposita vários micrômetros de novo esmalte no dente, através do peptídeo, que foi desenvolvido para se ligar ao esmalte danificado e repará-lo enquanto não afeta os tecidos moles da boca.
O esmalte produzido pela pastilha é mais claro que o de outros tratamentos, além de reconstruir, fortalecer e proteger o dente. Outros clareamentos utilizam peróxido de hidrogênio, que enfraquece o esmalte com o uso prolongado.
A pastilha já foi testada em dentes extraídos de humanos, porcos e ratos. Agora está sendo preparada para o início de testes clínicos. É esperado que o teste dure não mais que três meses.

Comments