Ajude seus pulmões a te ajudarem!

Treine seu corpo
por fora e também
por dentro!
O que é fisioterapia respiratória?
De modo geral, a fisioterapia respiratória pode ser descrita como um conjunto de intervenções voltadas à prevenção e à recuperação de disfunções pulmonares.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, atenuando desconfortos e tratando doenças.
Seja para reverter situações imediatas (como rinite e sinusite), para tratar enfermidades crônicas (como asma, bronquite, enfisema, bronquiectasia, fibrose cística, pneumonia, atelectasia) ou para prevenir transtornos pulmonares, a fisioterapia respiratória é indicada para todas as idades.
Principais técnicas de fisioterapia respiratória

Embora aparentemente simples, os exercícios respiratórios são fundamentais para o tratamento de algumas enfermidades, tais como a pneumonia severa e o acúmulo de secreção pulmonar após cirurgias que demandam repouso absoluto, por exemplo.
Nesses casos, o fisioterapeuta analisa o quadro do paciente e supervisiona os exercícios indicados para cada objetivo terapêutico. Para garantir a execução correta e eficaz, é comum que dispositivos respiratórios específicos sejam utilizados. São eles:
-
incentivadores respiratórios, que podem ser classificados como a fluxo ou a volume (que mensura volumes inspirados durante o exercício);
-
terapia com pressão positiva, que se vale de dispositivos que mantém o pulmão expandido durante o exercício, por geração de fluxo de ar ou por resistência de orifício.
Faça você mesmo e fortaleça os pulmões
Com uma garrafa PET e um pequeno pedaço de mangueira de nível, dessas que encontramos facilmente em qualquer loja de material de construção, é possível construir seu próprio incentivador respiratório, e fortalecer em casa seu pulmão.
Sua garrafa irá substituir um aparelho
semelhante a este usado nas clínicas e hospitais.

